Turismo regional: estratégias do Sebrae RS para impulsionar o setor na Região Central

Em 2025, o Sebrae RS concentrará suas principais estratégias e ações com foco no desenvolvimento territorial do Estado, valorizando as vocações econômicas de cada região. Essa abordagem fortalece o crescimento local, conecta diferentes territórios e consolida referências setoriais, transformando potencialidades econômicas em motores de desenvolvimento sustentável para o Rio Grande do Sul. Na Região Central, o turismo seguirá como um dos principais focos, impulsionado por um projeto vocacional, que potencializa ações realizadas ao longo dos últimos anos. As iniciativas já desenvolvidas geraram excelentes resultados, proporcionando insights estratégicos e decisões fundamentais para o posicionamento do setor na região.


Objetivo
O projeto para 2025 busca desenvolver e promover a oferta turística da Região Central, destacando seu rico patrimônio cultural e histórico, além de fortalecer a identidade regional como um destino atrativo e sustentável. A iniciativa visa impulsionar a valorização das tradições locais e da gastronomia típica, ao mesmo tempo em que fomenta a qualificação dos serviços turísticos e a criação de experiências autênticas para os visitantes.


Integração regional para o turismo

O apoio às iniciativas já existentes de promoção do turismo ocorre por meio da colaboração para a construção de espaços de conexão entre os diversos atores do setor. Isso inclui articulação com o poder público e o privado, além da aproximação do trade turístico, que engloba empresas, agências de turismo e promotores de eventos. Essa integração permitirá o desenvolvimento de estratégias conjuntas para ampliar a competitividade e a atratividade da Região Central como destino turístico, sendo benéfico para todos.


Gestão empresarial
O fortalecimento dos empreendimentos e produtos turísticos já em operação será impulsionado pela qualificação da gestão empresarial e pela integração desses negócios em rotas e roteiros estratégicos. Dessa forma, busca-se garantir um posicionamento de mercado mais competitivo.

Valorização da gastronomia
A iniciativa também prevê o incentivo e apoio à realização de festivais gastronômicos, destacando a cultura e os sabores típicos da região. Essas ações impulsionam a culinária local, movimentam a economia, atraem visitantes e fortalecem a identidade regional como um diferencial turístico.


Geoparques 
O projeto seguirá apoiando as governanças dos Geoparques Quarta Colônia e Raízes de Pedra, visando sua consolidação como importantes atrações turísticas. Ao posicioná-los como elementos estratégicos na diversificação da oferta, busca-se ampliar a visibilidade da região e criar novas oportunidades de desenvolvimento.


Posicionamento turístico 
Em parceria com o Sicredi, em 2025 será consolidado o posicionamento turístico dos 11 municípios que integram o Vale do Jaguari e o Consórcio Caminho das Origens. A iniciativa promoverá uma maior integração entre as ações das cidades, o alinhamento dos planos municipais de turismo e o fortalecimento da identidade regional. Além disso, busca-se ampliar a visibilidade da região, potencializando a atração de turistas e impulsionando o desenvolvimento do setor.


Como participar
Serão abertas 80 vagas às empresas de toda a Região Central para integrarem o projeto. Os participantes terão acesso a um compêndio de ações para potencializar e aproveitar as oportunidades geradas pelo turismo, além de iniciativas voltadas ao fortalecimento da gestão, participação em eventos do setor, atualização sobre as últimas tendências de mercado, além de visitas técnicas a destinos turísticos já consolidados do Rio Grande do Sul.


Para participar, entre em contato com o analista de articulação de projetos do Sebrae RS, Carlos Henrique Karsten, pelo celular e WhatsApp (55) 9 9916-9709 ou pelo e-mail [email protected].

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Maico Fabiano Fernandes

POR

Maico Fabiano Fernandes

Sebrae RS impulsiona a cadeia produtiva do leite na região central Anterior

Sebrae RS impulsiona a cadeia produtiva do leite na região central

Sebrae RS leva micro e pequenas empresas da Região Central à Feira Brasileira do Varejo (FBV) 2025 Próximo

Sebrae RS leva micro e pequenas empresas da Região Central à Feira Brasileira do Varejo (FBV) 2025

Maico Fabiano Fernandes